24 de set. de 2008

A abertura dos portos

A Abertura Dos Portos de 1808

No dia 24 de janeiro de 1808 o príncipe regente D.João atracou em salvador, a antiga capital da colônia. Pela primeira vez, uma família real européia pisava em solo americano, para aqui se instalar.

No dia 28 de janeiro de 1808, D.João assinou o decreto que abriu os portos brasileiros ao comércio com as nações amigas. Foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial. O texto marcou o fim do Pacto Colonial, o qual na prática obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.

A medida resultou tanto de negociações com a Inglaterra quanto da necessidade de abastecer a nova sede do reino com mercadorias européias.

• Negociações com a Inglaterra- Ao abrir os portos brasileiros, o principe cumpria o acordo feito com a Inglaterra, pelo qual esta se comprometia a escoltar a corte para o Brasil em troca do fim das restrições comerciais aos produtos ingleses .

A necessidade de abastecer a corte- A abertura dos portos decorreu tambem da ocupaçao de Portugal pelas tropas francesas. Com o territorio invadido, os portugueses nao teriam como abastecer o Brasil com produtos europeios.

Para o brasil, a abertura dos portos significou o termino do exclusivo comercial metropolitano e o primeiro passo rumo a indepedência em relação a Portugal.


Carta regia de abertura dos portos de 20 de janeiro de 1808.

grupo:


Matheus Teofilo.
Guilherme Marques.
Leonardo Lamarca.

Nenhum comentário: