Quem é quem na Família Real
D. Pedro I? Carlota Joaquina? D. Maria I? D. João VI? Você já ouviu falar nos membros da Família Real portuguesa que aportaram no Brasil em 1808. Então que tal conhecer um pouco mais esses personagens históricos?
Dom Pedro I
Chegou ao Brasil quando tinha apenas nove anos, por tanto passou uma boa parte da sua infância e juventude em território brasileiro. Apesar disso não se sabe muito sobre sua vida por falta de registros. D.Pedro I da mesma forma de seu pai Dom João VI, não era filho primogênito então não herdaria o trono de Portugal. Porém, como seu irmão mais velho, Francisco, faleceu, ele assumiu esse papel, sendo educado para a tarefa, ao contrário do que ocorreu com D.João. Apesar disso, D.Pedro I não recebeu uma educação formal esmeralda, algo que ficou claro quando se casou com a princesa austríaca Leopoldina. D.Pedro I sofria de epilepsia – doença que se manifesta por crises de inconsciência, acompanhada de convulsões, antes de ele completar 18 anos já tinha sofrido seis crises. Foi Dom Pedro I que declarou a independência do Brasil em 1822 e governou a nossa nação por quase dez anos.
Dona Carlota Joaquina
Carlota era filha mais velha do rei Carlos IV da Espanha e se casou com o filho da rainha de Portugal quando tinha apenas dez anos,naquela época era comum casar-se jovem,já que os casamentos não eram feitos por amor mais por convenções políticas, muitas vezes pra unir nações,garantindo-se,assim que uma não agredisse a outra.Nesse cenário ,a noiva era prometida ao noivo(e vice-versa)ainda criança.
O casamento de D.João VI e Carlota Joaquina, não era dos mais felizes. Embora tenham tido nove filhos eles não se davam bem. Carlota se envolveu em duas conspirações contra seu marido, também não era uma das bonitas, detestava o Brasil, como dizem os boatos. Apesar disso não era uma pessoa muito má, alguns historiadores a descrevem como uma mulher muito inteligente, popular, leal com seu país, etc.
Dona Maria I
Ela entrou para história como Dona Maria, a Louca.Mas hoje é difícil saber se essa soberana realmente sofria de uma doença mental.há algo certo,porém,sobre essa rainha,que governou Portugal de 1777 a 1792 e era mãe de D.João VI:em 1808,quando a Família Real chegou ao Brasil,já fazia anos que ela não saia do quarto.Na quarto embarque para colônia,alias,quem veio trazendo-a pelas mãos foi Pedro,seu neto,futuro D.Pedro I.O que não se pode negar porém,é que D.Maria era muito religiosa por isso era conhecida também como “A pia” pois sofreu muito com a morte de seu filho mais velho,José.Tinha muito medo que uma revolução ,como a que havia ocorrido na França em ,acontecesse em Portugal.Considerada muito formosa na juventude,D.Maria foi uma governante conservadora.Seu período no poder.por exemplo,ficou conhecido como a “ a viradeira”,já que significou um retrocesso em diversos avanços realizados pelo rei anterior,D.José I.
Dom João VI
Se José filho mais velho de D.Maria ,não tivesse morrido,aos 17 anos provavelmente D.João VI não teria se tornado rei,pois ele não é primogênito da Família real portuguesa,então com a morte de seu irmão ,D.João, que não havia sido criado para se tornar rei teve em 1792,virar príncipe regente e, a seguir assumir o trono,algo que não queria.D.João não tinha perfil para ser rei:não tinha sido educado com esse propósito e também não possuía características pessoais necessárias para ocupar essa posição.tinha fama de “rei bobalhão” e também de glutão,fama que seus inimigos políticos colocaram.




Fonte : Revista Ciência Hoje Das Crianças 190 :: Maio de 2008
Lana Caroline e Sarah Vale

Nenhum comentário:
Postar um comentário