24 de set. de 2008

Bloqueio continetal e período napoleônico

Olá , eu sou a Rafaela ,
Vamos falar um pouco sobre a medida tomada por Napoleão Bonaparte , governante francês que dizia que o comércio para com a Inglaterra , era proibido , e a quebra dessa ordem , resultava em uma invasão francesa no território cujo quebrara a ordem .

Tudo começou com a crise do Diretório , que durante o movimento revolucionário de 1789 , não conseguiu conter a crise .

Durante essa situação de crise , um jovem general começou a ganhar fama combatendo os inimigos da revolução . Napoleão Bonaparte .

Em 1799 a crise teve seu auge , e se anunciava uma guerra próxima ,Napoleão abandonou seu exército no Egito , e foi à França onde foi aclamado nas ruas de Paris .

Os atos do governo foram a dissolução das Assembléias , e a aprovação de uma nova Constituição que extinguia o Diretório , no lugar nascia o Consulado , novo órgão executivo com três cônsules , sendo o primeiro , Napoleão Bonaparte .

Logo após , assumiu o governo , e tentou estabelecer uma trégua internacional , após derrotar os austríacos , assinou acordo de paz com a Inglaterra em 1802 .

A estabilidade não durou muito , em 1803 , Inglaterra , Áustria , Prússia e Rússia , uniram-se em uma coligação , para declarar guerra à França. Os países se preocupavam com a concentração de poderes de Napoleão .

“Durante as guerras o exército Francês se mostrou imbatível . A maior dificuldade de Napoleão , porém , era vencer a Inglaterra , isolada pelo mar , e protegida pela mais poderosa frota marítma do mundo .

Napoleão resolveu invadir aquele país . Mas sua frota marítma acabou destruída pelos ingleses na Batalha de Trafalgar , no litoral da Espanha . O imperador francês voltou-se então para a Europa Central : derrotou a Prússia, tomou a Península Itálica e isolou a Áustria .
Em 1806 , convencido de que era preciso minar a economia inglesa para vencer , Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Os países da Europa ficaram proibidos de comercializar com os ingleses ; aqueles que desobedecessem teriam seu território ocupado . A Inglaterra , em resposta , passou a dificultar ainda mais o contato entre os países europeus e suas colônias ultramarinas.”
-
“O Bloqueio Continental foi a proibição imposta por Napoleão Bonaparte com a emanação, em 21 de novembro de 1806, do Decreto de Berlim, que consistia em impedir o acesso a portos dos países então submetidos ao domínio do Império Francês a navios do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Com o decreto buscava-se isolar economicamente as Ilhas Britânicas, sufocando suas relações comerciais e os contactos com os mercados consumidores dos produtos originados em suas manufaturas.

Napoleão justificou tal violação do direito internacional como uma exigência de responder à ação de bloqueio dos portos franceses por navios da Marinha do Reino Unido, que anteriormente ao decreto napoleônico havia por diversas vezes seqüestrado navios franceses.

O objetivo do bloqueio era atingir a economia britânica, visto que com a derrota em Trafalgar a França não teria mais condições de contestar o domínio inglês dos mares nem teria tido a possibilidade de invadir, com uma expedição de tropas transportadas via marítima, o Reino Unido. Depois da incursão naval inglesa na Dinamarca de agosto de 1807, o Bloqueio foi estendido também aos portos do mar Báltico e, em novembro e dezembro do mesmo ano, foi radicalizado com os dois Decretos de Milão.

A reação do Reino Unido não tardou: em janeiro de 1807 foram emitidas algumas ordenanças que institucionalizaram o comportamento de facto da Marinha Real Britânica com relação aos navios neutrais que tinham como destino portos franceses. Os navios abordados em alto-mar transportando mercadorias eram capturados e vendidos em leilão, além de ter a carga seqüestrada. A potência da marinha britânica pôde tornar tal medida muito mais eficaz que o bloqueio imposto por Napoleão Bonaparte. Como resultado, as mercadorias coloniais simplesmente desapareceram dos mercados dos países sujeitos ao Bloqueio Continental.

Efeitos do bloqueio

O Bloqueio Continental revelou-se um tiro pela culatra para Napoleão. O bloqueio era mal visto pela nações "aliadas" à França e isto contribuiu para reduzir em grande medida o prestígio de Napoleão nas terras por ele conquistadas.

Analisando-se todos os aspectos da questão e não somente aos estritamente econômicos, o Reino Unido conseguiu conter as conseqüências negativas do Bloqueio Continental muito mais efetivamente do que a França, que sairia então derrotada.”




As informações foram retiradas de :
Livro Didático Projeto Araribá – Oitavo Ano . Editora Moderna .
CARPENTIER, Jean; LEBRUN, François. História da Europa. Lisboa: Editorial Estampa, 1996. ISBN 972-33-1085-6
CHANDLER, David G.. Le Campagne di Napoleone. Milão: R.C.S. Libri S.p.A., 1998. ISBN 88-17-11577-0
MAUROIS, André. Storia degli Stati Uniti. Milão: Arnoldo Mondatori Editore, 1953.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloqueio_Continental

Um comentário:

Rafaela Sales disse...

Grupo POLÍTICA , incluindo Nathália e Ilana , mas , relatórios separados . :]